sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Um Ano depois

Caros (as) amigos (as),
Este texto, além de profundo, empírico e com muito discernimento é de um amigo de faculdade (no começo), mas agora de partido e pessoal, que traduz uma história de paixão para com uma agremiação, bem como coorelaciona com sua perda particular de um ente.
Ao qual reproduzo!


Abraços
Nelsinho
Um Ano depois
Júlio Lázaro Torma

                                                                 " Brasil,Brasil,Brasil
                                                                    As tuas cores são nosso sangue
                                                                    e nossa raça
                                                                   Brasil, Brasil, Brasil
                                                                   Força e vontade cheio de graça
                                                                   Brasil, Brasil, Brasil
                                                                   Nós este ano,vamos vencer
                                                                   Salve o Brasil"
                                                                  ( compositor José Costa
                                                                    interprete: Os Santos)

    O mês de Janeiro de 2009,na cidade de Pelotas,para o povo pelotense e para a chamada Zona Sul,os municípios que circunvizinham o município de Pelotas,foi o mês do "Perro Loco" ou do " cachorro louco",onde conforme o ditado popular a bruxa andava solta.
   No dia 15 de janeiro, o time mais popular da cidade vai jogar um amistoso no município de Vale do Sol, no vale do Rio Pardo,contra o time do Santa Cruz, do município de Santa Cruz do Sul( RS),onde o Grêmio Esportivo Brasil,venceu o Santa Cruz por 2 a 1.
    O Grêmio Esportivo Brasil que se preparava para se classificar para a série C do brasileirão. A noite de 15 de janeiro de 2009,assim como aquela manhã de sol e céu azul não sairá da memória da torcida xavante,como das torcidas do Sporte Clube Pelotas (o Lobão), o Grêmio Atlético Farroupilha ( o Fantasma),assim como do povo pelotense e da região sul do estado do Rio Grande do Sul.
   Nesta noite de 15 de janeiro numa curva do entroncamento das BR 392 e RS 471,onde se avista a imensidão das coxilhas e do pampa,no distrito de Faxinal no município de Canguçu (RS),AS 23:40 min,num acidente onde o ônibus da delegação xavante cai num barranco de 40 metros,perdemos o goleiro Régis Gouveia Alves de Pelotas ( 1980-2009),o artilheiro uruguaio,o atacante Claudio Milar ( Chuy 1974-2009) e o preparador de goleiros Giovani Guimarães. O acidente mostrou a humanidade do ex goleiro Danrlei de Deus do Grêmio Portalegrense,que dez dias antes havia assinado contrato com o Grêmio Esportivo Brasil,que mostrou o sinal de Deus ao pedir socorro e ajudar os seus companheiros de time,que estavam feridos e  a retirar os mortos.
  As primeiras horas do dia 16,as rádios anunciavam a tragédia,todos nós ficamos chocados,pois a dor, tristeza e o sofrimento une os desiguais,podemos ser torcedores de times rivais,classes sociais distintos,ideologias e religiões antagônicas,gostar ou não de futebol, mas nesta hora nos unimos e nos irmanamos,reconhecendo que somos frágeis e pequeninos.
   O Xavante,índio guerreiro destemido,nesta hora de dor ficou frágil,o estádio do Bento Freitas local de alegrias da terceira maior torcida do estado e da maior torcida e popular do interior gaúcho,se converteu num vale de lágrimas diante dos seus guerreiros mortos.
  A torcida fiel e fanática em sua grande maioria moradores dos bairros e vilas pobres da periferia de Pelotas,sai as ruas e avenidas ao estádio para referenciar os seus heróis e guerreiros,a massa mostra em que estão com o seu time do coração em todas as horas,nos momentos de alegria  e de tristeza,ao mesmo tempo mostram a sua esperança e garra de guerreiros.
  O povo pobre de forma ordeira acompanha nas ruas e avenidas a última viagem de seus guerreiros,como no cortejo de Régis e Giovani até o cemitério Ecumênico São Francisco de Paula,os que veraneavam nas praias do extremo sul do estado e no Uruguay,acompanharam as últimas homenagem a Claudio Milar no Chuy,mostrando a sua paixão e carinho por aquele que é o seu time do coração e principalmente por aqueles que com carinho e dedicação ao seu trabalho souberam mais do que ninguém conquistar o coração e a admiração desta massa fiel e guerreira.
  Após a tragédia do Brasil,tivemos as enchentes que trouxeram destruição e percas humanas que são irreparáveis, assim como também perdi o meu querido pai Odon.
  Um ano se passou do mês do perro loco,mas como pelotenses,mostramos ao mundo que não desistimos nunca e das cinzas sabemos nos erguer e ir a luta com garra de um guerreiro xavante.Os nossos mortos nos dão força e coragem para continuarmos a nossa caminhada,como canta o hino do xavante,"com força e vontade cheio de graça,neste ano vamos vencer",como pelotenses não desistimos nunca.
________________________________
 Sobre a trágedia do Brasil de Pelotas,foi escrito o livro, " A Noite que Não Acabou",300 páginas, Ed. Livraria Mundial,Pelotas ,2009; do reporter fotógrafico Nauro Júnior da secursal do jornal Zero Hora de Pelotas e do jornalista Eduardo Cecconi.

Nenhum comentário: