segunda-feira, 23 de março de 2009

Pelotas dá adeus à Flávio Coswig

Morreu na manhã de hoje, o Ex-vereador e Ex-Candidato a Prefeito, pelo Partido dos Trabalhadores, Flávio Coswig. Fica aqui o registro de sua partida, por ter sido um dos pioneiros, na luta pela liberdade que temos hoje. Longe da ditadura e suas maldades e, por mais que digam que a democracia é falha, ainda é a melhor alternativa para as classes menos favorecidas.
CONHEÇA UMA SINTESE SE SUA TRAGETÓRIA:
Nasceu em 25 de julho (dia do colono), no então distrito do Arroio do Padre, aos 14 anos veio para estudar na cidade, como aluno interno do CAVG.
Desde então tinha interesse pelas questões que afetavam o meio rural e a luta do homem do campo, bem como a idéia de que campo e cidade dependiam um do outro e que, por óbvio, era necessário valorizar o trabalho rural tanto qunto o urbano.
Foi aluno da Faculdade de Agronomia, na UFPEL, ainda ligado às questões rurais. Começou também, nessa época, sua atuação no Movimento Estudantil. Em plena Ditadura Militar, participava de manifestações públicas, greves, e todo o tipo de contestação ao cerceamento das liberdades democráticas, onde encontrava-se sempre o estudante irriquieto, rebelde e consciente da necessidade da luta para conquistar as mudanças.
Como sempre organizado, foi crucial para unificar as diversas correntes de pensamento do Movimento de Resistência . Então, o Partido Comunista Brasileiro pôde contar sua alma gurreira em suas fileiras que tinha a capacidade de agregar militantes mesmo estando o Partido na clandestinidade. Tinha ele o carisma necessário para liderar pessoas que buscavam uma saída contra a repressão.
Em 1976, elege-se Vereador, (e assim o foi por várias vezes) apoiado por estudantes e operários do campo e da cidade e por intelectuais. Desde então, esteve presente em todos os momentos históricos como a luta pelas eleições diretas e pela anistia aos presos políticos.
Em 1983, em SP, foi preso por participar de um congresso do partido, mas a prisão aumentara sua vontade de lutar para derrotar o regime autocrático de então.
Em nível municipal, trabalhou pela criação da "feira do colono", onde a idéia era aproximar o trabalhador urbano ao trabalhador do campo, propiciando que produção e consumo se dessem sem a presença de intermediários que pagavam pouco ao colono e cobravam muito do operário.
Candidato a Prefeito, nos anos 80, candidato a Deputado Estadual, voltando a ser eleito vereador e, subsequentemente, Presidente do Legislativo Pelotense.
Foi responsável pela criação do ambulatório do Arroio do Padre. Primeiro ambulatório com médico residente no local, dando assitência às famílias da colônia e evitando que a maioria viesse para a cidade para receber atendimento à saúde.
Mesmo afastado das atividades eleitorais, nunca perdeu contato com seus antigos amigos e companheiros de luta, assim como nunca deixou de se preocupar com com as questões políticas.
Por último, lutou bravamente contra a doênça que o cometeu nos últimos seis anos, até hoje!
À todos, fica seu exemplo de pai, amigo, filho e companheiro de luta. Fica a lembrança de um guerreiro!
Essa foi a homenagem de familiares, amigos e companheiros de política! No nosso caso, ao Ex-companheiro Petista!
Flávio Coswig, está sendo velado na Câmara Municipal de Pelotas. O sepultamento será amanhã, em sua terra Natal!
1953-2009

Nenhum comentário: