sexta-feira, 17 de outubro de 2008

MAIS UMA AÇÃO ANTIDEMOCRÁTICA PRATICADA PELOS GOVERNOS TUCANOS EM SP E RS, QUE É APOIADO PELO PP DE FETTER!


Ao transformarem a Polícia Militar em guarda pretoriana de seus desgovernos, os tucanos José Serra e Yeda Crusius, quase provocaram a morte de pais e mães de família que protestavam contra a intransigência e defendiam o atendimento às suas reivindicações. Diante do ocorrido nas capitais paulista e gaúcha, a CUT repudia o “autoritarismo, a falta de diálogo, o desrespeito, a truculência fascista e a irresponsabilidade criminosa desses dois governos tucanos” que, promoveram uma verdadeira guerra contra os manifestantes, com bombas, brucutus, cavalaria, tiros e gás de pimenta, deixando vários feridos, inclusive à bala.De acordo com o secretário geral da CUT em São Paulo, Adi dos Santos Lima, “o comportamento irresponsável do governador José Serra e do secretário estadual de Segurança Pública por pouco não provocaram mortes”.

Em Porto Alegre (RS) - Dez manifestantes e dois policiais ficaram feridos, durante o encerramento da 13ª Marcha dos Sem, em frente ao Palácio Piratini. A atividade realizada anualmente por sindicatos e movimentos sociais iniciou às 14h desta quinta-feira (16), no Parque da Redenção. De lá, os manifestantes seguiram em caminhada para o Centro Administrativo, onde servidores públicos e professores protestavam pelo piso salarial nacional para o magistério, e depois encerrariam o protesto em frente ao Palácio Piratini. A marcha seguiu tranquila até chegar na sede do governo gaúcho. Quando os manifestantes estavam se organizando em frente ao Palácio, a tropa de choque da Brigada Militar impediu, sem qualquer motivo, a passagem do carro de som. Lideranças sindicais e deputados da AL tentaram negociar com o comando policial, que se mostrou irredutível. Em meio a uma discussão geral, a tropa de choque atirou com balas de borracha e lançou bombas de gás de efeito moral sobre os manifestantes.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Celso Woyciechowski, condenou a ação truculenta da Brigada Militar. Ele diz que não havia motivo para a repressão, pois a marcha seguia tranquila. "nós atingimos o nosso objetivo de protestar. Lamentavelmente nosso objetivo teria sido alcançado com maior êxito, se não fosse a truculência da governadora e da Brigada Militar", afirma. Deputados estaduais foram para a frente do Palácio a fim de acalmar os ânimos e negociar a liberação do carro de som. Os parlamentares abordaram o comandante-geral da Brigada Militar, Paulo Mendes, que foi vaiado por pessoas que estavam no local e chamado de "fascista". Depois de muito diálogo, o comandante permitiu a passagem do veículo para frente do palácio.
Já o deputado estadual Dionísio Marcon (PT) comparou a postura da polícia e do governo com períodos de repressão, como o da Ditadura Militar.
É de se lamentar que em nosso país ou em nosso estado, não podemos fazer o que nossa Constituição nos ampara, por conta de alguns governates que se acham no direito de impedir que nos revoltemos pelos atrasos e retrocessos que estão causando ao povo!
Até os próximos episódios....
Abraços
Nelson Pires

Um comentário:

Anônimo disse...

Com toda a certeza, é de se lamentar que essas pessoas que se dizem defensores dos pobre e oprimidos estejam enganando o povo a cada eleição, com mentiras, terrorismo e compra de votos!Nossa justiça eleitoral tem melhorado muito neste sentido, mas ainda falta muito o que fazer. Aqui em pelotas, vimos vereadores sendo processados pela própria justiça e ainda concorrem; vimos vereadores sendo presos por roubo ao INSS e falcatrua no central de óbtos e a justiça permite ainda que concorram, além de muito mais coisas! Vemos os CC's do atual governo fazendo terrorismo com o povo mais humilde e quem mais precisa, como por exemplo: "votem no Fetter, porque se não não vai ter mais asfalto, vão tirar os teriles da Bento e da Duque; vão tirar os charreteiros; vão isso, vão aquilo, etc! Espero que esse povo, os que mais precisam, pois eu e mais algumas pessoas não dependemos do governos para vivermos. Mas a grande massa que sempre depende de políticas públicas, possam ter um governo comprometido e, ao meu ver, não é este que está aí!Parabéns por este espaço e, bom seria, que estivessem mais pessoas voltadas a abrir este tipo de debate onde, tem lado sim e é de esquerda, mas aberto ao enfrentamento para propciar uma melhor qualidade de vida para os que mais precisam!

Abraço e até mais