quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

PT: 30 Anos

POR Júlio Lázaro Torma e Nelsinho do PT

"O Partido dos Trabalhadores surge da necessidade
                                                       sentida por milhões de brasileiros de intervir na vida
                                                       social e política do Pais para transforma-lá".
                                                        ( Manifesto de Fundação do PT)

   O PT ( Partido dos Trabalhadores), está comemorando neste dia 10 de fevereiro, os trinta anos de fundação no Colégio Sion. O partido é fruto de várias vertentes históricas das lutas do povo brasileiro, como do sindicalismo combativo do ABC Paulista, do trabalho pastoral das Igrejas Cristãs, dos que resistiram à ditadura militar e do anarquismo.
  Olhando a história do PT, me vem um episódio que ocorreu no longínquo ano de 1982, em um bar de um bairro popular, quando o partido disputava a sua primeira eleição municipal.
   "Um candidato a vereador, candidato a reeleição chega em um bar, às 20h e começa a conversar e  beber com os fregueses e, no meio da animada conversa e tapinhas nas costas, um operário fala:
  -Doutor, o senhor sabe que aqui na vila temos um partido?
   O candidato, então pergunta:
  -Qual é o partido, que vocês têm aqui organizado?
  - Nós temos o PT
  - O PT é uma incógnita!
  - incógnita é a mãe, responde o operário no meio de sua ignorância e simplicidade
  O partido nunca foi bem quisto nem pela direita e nem pela esquerda, que estava sob a sigla do MDB ( Movimento Democrático Brasileiro), era motivo de chacota e gozação como do fato acima, ninguém imaginava que aqueles barbudos fossem longe e que do ABC um dia chegariam ao Planalto, das greves, das reivindicações populares de bairros a administrações.
  Os setores de centro-esquerda o acusavam de "revisionista","divisionista", a direita o acusava de "comunista" e "baderneiro", ao mesmo tempo em que ela mandava dinheiro e apoiava as greves do Sindicato Solidariedade na Polônia, contra a União Soviética.
  O Partido, organiza a primeira manifestação pelas diretas já nas eleições municipais de 1982 elege duas prefeituras Diadema (SP) e Quitéria ( MA), elege 8 deputados federais, 2 deputados estaduais e mais de 100 vereadores, não participa da farsa do colégio eleitoral que elegeu Tancredo Neves e José Sarney. Elege em 1986, 16 deputados constituintes de origem operária e camponesa e 39 deputados estaduais.
  Em 1988, cresce e elege prefeituras importantes como São Paulo, Porto Alegre, Vitória, em 1989 disputa  à presidência, mesmo com as fichas estivessem sendo jogadas em Brizola, Covas e Ulysses. Lula sai dos 5% dos votos e vai disputar o 2º turno com Fernando Collor, candidato do imperialismo e da burguesia, o partido perde as eleições.
  O partido inovou a política brasileira, com filiados fazendo "ações entre amigos", festas e pedindo ajuda nas portas de fábrica, para ajudar nas campanhas eleitorais e sair com  as bandeiras nas costas, conversar com os eleitores.
  Implantação do Orçamento Participativo, médicos de familia e outras inovações, coisas que depois  foram cópiadas por seus próprios inimigos e consagradas em nível internacional.
 Das duas prefeituras de 1982  a 558 municípios em 2008, contando com 83 cadeiras na camâra federal ,14 senadores, 5 governadores, centenas de vereadores e um milhão de filiados e governando pelo sétimo ano o pais. Nestes anos, o partido enfrentou ataques diários da direita e da midia burguesa como o caso do Leme, o assalto a um banco em Salvador (1986), a mentira do vínculo do partido com o seqüestro do empresário Abilio Diniz às vésperas das eleições do 2º turno (1989), o assassinato de prefeitos da sigla , como Toninho do PT, Dorcelina Folador, Celso Daniel! Os ataques mídiaticos contra os candidatos petistas a prefeito, governadores e as administrações populares, como os ataques a filiados, bem como os casos dos escândalos em 2005, que iniciaram no governo do PSDB e acabaram atingindo o governo LULA e o partido.
  Na presidência, o governo em meio a limitações da governabilidade, tem feito políticas de inclusão social das massas empobrecidas, como o Bolsa Familia, Pró UNI, programa de eletrificação rural, politica e apoio à agricultura familiar. Ainda implanta o casa para todos, o aumento de número de universidades e centros tecnólogicos federais, assim de uma politica externa não alinhada e independente.
  O PT  foi o único partido de massas, de origem popular e de esquerda, à chegar ao governo federal do Brasil e atuar nas vias legais; o único partido de origem popular era o PCdo B ( Partido Comunista do Brasil), que nasceu em 1922 e passou 63 anos na ilegalidade.
  O PT não nasceu em cima, através de um canetaço de decreto presidencial, de racha por causa de interesses privados ou de troca de nome para ser o mesmo. Em trinta anos de existência, coisa rara num partido político brasileiro chegar, ele conseguiu sair de São Bernardo do Campo e chegar ao Planalto.
  Um partido que chegou a um milhão de filiados e congrega setores antagônicos como assalariados urbanos e rurais, intelectuais e empresários, chegar à presidencia, mostrou eficiência dos seus filiados, como das administrações populares e os principios éticos e reformistas. Princípios que causam medo na direita e nos setores da burguesia nacional e transnacional.
  O partido, mesmo com três décadas de vida, sendo dirigente do pais, não é uma obra acabada, parede do diretório, mas está em construção, num longo aprendizado, com seus erros e acertos.
  O PT é mais do que uma sigla partidaria, é a sua militância, a sua base, os simpatizantes e eleitores, que ainda sonham e acreditam na construção de um novo Brasil, pela base e pela esquerda.
 Naquela noite em beira aquele balcão de bar, nem o candidato à reeleição, tampouco o perário, acreditavam e sonhavam, que aquela sigla e o pequeno e incipiente partido, chegasse onde chegou, assim como mostrara  que trabalhador também sabe e pode fazer política com eficiência, coisa que a direita e a burguesia sempre se declararam os melhores e os paladinos.
  Se não existisse o PT nós teríamos que construi-lo, pois ele representa o acúmulo das forças e da resistência da classe trabalhadora e a sua história faz parte da História do povo brasileiro e da modernidade da política brasileira e mundial.
  Feliz Aniversário PT, na construção de um Novo Brasil, que seja de fato e de direito um Pais de Todos os Brasileiros!!!
"PT, meus sonhos estão refeltidos em tua bandeira"!!!!

Nenhum comentário: