sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Pelotas em boas mãos. Um novo momento da cidade?

O Vice-Prefeito, Fabrício Tavares, em propaganda partidária veiculada na segunda-feira (06), deu uma notícia de que quase comemorei. Segundo ele, Pelotas terá 90% de esgoto tratado até final do ano que vem.  Disse quase comemorei, porque o próprio site do SANEP o contradiz. Aliás, convenhamos, para quem conhece nossa cidade, bem como a periferia, nem precisa consultar o site. Ou não temos valetas às pampas na cidade?! Ou, como sou ignorante no assunto, será que a prefeitura está tratando esgoto em valeta?
A saber, os "90%" de esgotos tratados, se for isso, deve ser então dos recém 60% de esgotos canalizados. Importante dizer que, canalizados, por certo, não quer dizer que estejam tratados.
Há tantas coisas esquisitas em nossa cidade, digo, na administração! As pessoas não sabem a quem recorrer! Assim, com compromisso de instigar nossas autoridades, responsáveis por fiscalizar e/ou investigar, elenco algumas:
Quais são os critérios para contemplar moradias na cidade? Pois há pessoas que há anos esperam e, outras, recentemente já foram contempladas. Como e quem decide a "necessidade" de se ganhar um chalé, assim como até quando esse será a alternativa à política habitacional no município? Esses beneficiários são pessoas com renda mínima e que, portanto, não podem acessar os financiamentos.
Uma das questões que se discute atualmente é a incineração do lixo. Será que é essa a alternativa? E, se for, não geraríamos mais desemprego com a incineração? Pois, não é porque pode haver brechas na lei que irá se “queimar qualquer lixo”! Além disso, não se nota a sociedade (principalmente catadores) sendo chamada para discutir!  Outra coisa que está sendo debatida em outras cidades é a saúde: estudos indicam que resíduos da incineração podem causar câncer. Segundo pesquisa, "A maior umidade presente no lixo brasileiro proporciona a emissão de poluentes como dióxido de carbono e ozônio na baixa atmosfera e aumenta a incidência de câncer num raio de 10 km da usina incineradora, de acordo com o Departamento de Epidemiologia, Serviço Regional de Saúde Região do Lazio, da Itália, e da Divisão de Epidemiologia, Saúde Pública e Atenção Primária do Colégio Imperial, de Londres”.
Outra curiosidade: Gilberto Cunha, quando no início do governo Bernardo/Fetter, suscitou a privatização do SANEP. Agora, alguns no paço municipal, cogitam as PPP's- Parcerias Públicas Privadas -! Um bem vital, sob a tutela da iniciativa privada?
Aguardemos!
Nelson Pires – Nelsinho do PT

Um comentário:

bonsay disse...

Obrigado meu amigo Nelsinho por trazer a comunidade bloguera, + esta triste informação ao qual nossa linda cidade encontra-se. Esperamos mais atitude e não tanto bla bla bla , Abraço e T+ pessoal.