sexta-feira, 26 de junho de 2009

Concepção de Estado e Estadista*

Há pouco tempo algumas pessoas passaram a desconfiar da economia do Brasil, devido a alguns comentários de políticos pessimistas e mal intencionados, pois tentaram incutir na nação brasileira a ideia de uma iminente quebra e/ou recessão do país. Assim como diziam que o presidente fazia “pouco caso” daquela “situação” dizendo que era “uma marolinha”. E não é que era! Lula, como qualquer grande estadista – coisa rara na modernidade – soube trabalhar como ninguém todas estas turbulências, advindas da crise internacional, sabendo controlar os megaespeculadores, bem como continuou a vender bem a imagem do país no mercado internacional e de olho nos especuladores que queriam transferir seus investimentos para a poupança. Coisa para compará-lo a Collor! Porém, esses mesmos que “se preocuparam” com o povo, apoiaram Collor quando deixou milhares de brasileiros sem suas economias.
Dia desses vi e ouvi, e ainda continuo, de alguns “formadores de opinião”, políticos oposicionistas e parte da grande mídia, começarem – de maneira tímida - a mudar seu discurso em torno da “crise”. Inclusive já há a notícia de que o Brasil foi último a entrar e será o primeiro a sair dela! Respeitados os direitos e liberdades de nossa constituição e democracia, onde falamos o que queremos e esboçamos nossas críticas, etc., é importante lembrar que muitos usam esse direito para simplesmente diminuírem ações positivas de um governo. Lula, assim como um trabalhador que vai a uma entrevista de emprego, continuou a vender uma imagem positiva do Brasil preocupando-se, antes, de tomar providências internas sem que parasse com os investimentos nos campos de infra-estrutura, econômico; e social; Isso faz com que, hoje, a “grande onda” como apostavam alguns, perdesse força. Aliás, um apresentador de uma TV gaúcha ao indagar o Senador Pedro Simon sobre a linha política de Lula em relação a FHC ouviu “o FHC, como Sociólogo e Intelectual, é nota mil, mas como articulador político é Zero. O Lula, como intelectual e estudioso, é nota Zero, mas como articulador político e Estadista é nota mil”. Perguntado com quais das notas mil ele ficaria, respondera a de Lula. Então observemos que por mais que alguns oposicionistas batam em Lula, sabem em quem estão batendo! Assim como sabem que este presidente é apoiado por grande parte da população que, a cada pesquisa de opinião sobre sua atuação e de seu governo, a média cresce.
Todavia, cabe destacar que muitos políticos e os ditos formadores de opinião usam de axiomas como sendo os melhores e que, do contrário, darão erradas as políticas. Contudo devemos lembrar que muitos destes que criticam hoje, lá estiveram no passado e pouco ou nada fizeram que visasse o povo! Seria bom vivermos num estado como o da Utopia, do filósofo inglês, Thomas Moore, onde a sociedade era justa, sem miseráveis, onde todas as instituições funcionavam em harmonia e todos trabalhavam de forma igual. Ou ainda, como diria o mais (re) conhecido filósofo político, norte-americano, John Rawls, em seu livro “Uma Teoria da Justiça”, sugeriu um estado justo e que nos provesse do que chamara de “bens primários” distribuídos de maneira eqüitativa a todas as classes, independente de posses, para que todos pudessem partir do mínimo para uma vida digna. Há, ainda, uma infinidade de estudiosos e suas teorias que não caberiam neste texto.
É preciso compreender que vivemos num mundo capitalista, o da Mais Valia, como diria Marx, onde os especuladores visam apenas seus lucros, pouco importando-se com o bem-estar das pessoas. Precisamos parar com essas falácias que muitos, de maneira leviana, dizem não reconhecer que o governo Lula é o governo da maioria. Que façam oposição, mas que seja conseqüente, com debates de projetos e não de interesses particulares e escusos. Do contrário, seguirão esboçando seus conceitos de estado, cujo futuro é incerto ou inalcançável. Apenas seguirão vendendo uma imagem de estado vista de maneira platônica. Ou seja, só no Mundo das Ideias!
* PUBLICADO NO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ EM 26-6-09

Nelson Pires

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que voce pegou "na veia" essa linha! O Pior é que o povo infelismente, não consegue compreender esse assunto, visto que se deixa manipular pela mídia que é sempre parcial e só publica o que lhe convém! Parabém pela abordagem, porém, caso possa, que se dedique mais a este. Contudo, já tem meus parabéns por se apresentar como um blog que tem lado e não como esses que se paresentam como os donos da verdade! Perdoe-me não me identificar, mas como sei que em PELOTAS há perseguição política, devo agir assim!

Paulo R. G.
Funcinário Público Municipal

Anônimo disse...

Acho que fizesse bem, pois o Simom, por exemplo, acha que o Sarnei deve sair e que o PT e Lula não devem apoia-lo, mas aqui no Sul não torna pública sua opinião para com o governo Yeda. Por que se ele gosta tanto de "Ética", ele não aprende a ser?
P.S.: Esses dia, num jornal local, vi um texto do Nelson Harter, questionando o governo Lula sobre "o massacre dos aposentados". Claro, ano que vem é eleição e ele quer dizer, assim como um vereador da cidade que "luta pelos aposentados". Será que o nobre deputado esquece que seu partido e correligioários estão no governo federal? por que ao invéz dele pedir para o lula, não pede para seus companheiros de partido? Será que ele acha que os aposentados não reconhece que, mesmo com alguns dissabores, sabem que foi no governo Lula que alcançaram maiores índices?

Claro que sabe, a final, o PMDB sempre está em todos os governos!

Abraço

A.B.M
Apodentado